Ilson Machado/Mato Grosso do Norte
O estadual deputado Diego Guimarães, na quarta-feira (5/02), esteve reunido com o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT- Rafael Vitale Rodrigues, cobrou agilidade no prejeto de duplicação da BR-163, entre Sinop e Guarantã do Norte, num trecho de 220 quilômetros.
Vitale, no entanto, afirmou que o projeto de duplicação de BR-163 de fato já está consumado e caminha para a implementação. Ele disse que a cooperação existente entre a ANTT, com a bancada política de Mato Grosso e com representantes da região é extremamente essencial para a agilidade do processo.
Segundo o presidente da ANTT, com essa coesão cria se a possibilidade do recebimento dos feedbacks com as sugestões que serão levados para as negociações e tratadas dentro do Tribunal de Contas da União – TCU- de onde deverá sair o projeto já pronto para ser construído. Ou seja, fazer as implementações necessárias na rodovia, que hoje está sob concessão da empresa Via Brasil e aguardava a construção da Ferrogrão, como forma de desafogar o trânsito na BR.
A Ferrogrão seria alternativa para a utilização de transportes e chegaria com a promessa de redução de veículos, principalmente caminhões e carretas transitando na BR, mas a construção da estrada de ferro, por diversos fatores, dentre eles os impactos ambientais que a obra provocaria, não avançou, dando continuidade ao problema.
O deputado Diego Guimarães, apontando uma saída, defendeu a duplicação da via entre Sinop e Guarantã do Norte, em um total de 220 quilômetros, diminuindo assim, a ocorrência de acidentes fatais e consequentemente, promovendo maior fluidez no trânsito.
A gente não suporta mais ver tantas mortes na BR-163, toda semana é registrada uma fatalidade com pais chorando a morte de seus filhos, ou filhos chorando a morte dos pais
“A gente não suporta mais ver tantas mortes na BR-163, toda semana é registrada uma fatalidade com pais chorando a morte de seus filhos, ou filhos chorando a morte dos pais. Então não dá mais, temos que acabar com a rodovia da morte, que corresponde a esse trecho entre Sinop e Guarantã do Norte. E por isso a gente vem provocando, já fizemos audiência pública no ano passado, que deu origem ao processo junto a ANTT, que agora segue para um novo estágio. E a gente quer ver ainda dentro do nosso mandato: essa conclusão com a autorização da duplicação de BR-163 no trecho entre os dois municípios”, disse, o deputado.
Diego Guimarães considera que a população mato-grossense não pode mais aceitar a falta de segurança na travessia da BR-163.
“O governo está fazendo a sua parte, duplicando a BR até Sinop, nessa construção que era da Rota Oeste e agora é da Nova Rota. A gente precisa dessa duplicação de Sinop a Guarantã e não podemos mais concordar em continuar do jeito que está essa concessão, da Via Brasil”, disse.
“O presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT- nos informou sobre o grupo de trabalho que será formado dentro do TCU, para dar seguimento nesse processo, e a gente vai estar acompanhando durante seis meses o processo entre a empresa, o Ministério dos Transportes, a ANTT e o Estado de Mato Grosso. É muito importante a atuação de grupo de trabalho e vamos estar acompanhando de perto juntamente com o Senador Jaime Campos. Quero aqui agradecer ao Senador, ao prefeito de Matupá, Bruno Santos Mena e ao Vice–prefeito de Sinop, Paulo Henrique Fernandes de Abreu, aos administradores e a população de outras cidades importantes no norte de Mato Grosso. E pedir a todos que acreditem no nosso trabalho”, menciona Diego Guimarães.
O presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT- também concorda plenamente que a duplicação da BR-163, que interliga não só Sinop e Guarantã, mas diversos outros municípios do norte. A duplicação é a única alternativa capaz de acabar com o título de Rodovia da Morte, garantindo um tráfego seguro no trecho descriminado no projeto.
“O índice de acidentalidade é bastante alto nesse trecho, o nível de serviço está também bastante saturado. Então a única solução de fato é a duplicação. A via duplicada elimina a colisão frontal que é o tipo de acidente mais fatal. Com essa obra concluída os números de sinistros vão baixar vertiginosamente e teremos uma rodovia mais segura, com iluminação nas travessias urbanas, nos trevos e passarelas. Tenho certeza que todo tipo de acidente fatal, que é a colisão frontal, atropelamento e choque entre caminhões e motos serão eliminados, porque teremos uma rodovia mais adequada por meio de engenharia”, afirmou, Rafael Vitale Rodrigues.
O prefeito de Matupá Bruno Mena (União), que esteve presente na reunião, ressaltou que a duplicação da BR, é altamente positiva na conservação da vida dos condutores. Bruno agradeceu as autoridades envolvidas no processo de implementação da via e disse que está confiante na conclusão da obra, porque pode ver que realmente o processo está caminhando.