Domingo, 20 de Outubro de 2024

Política Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024, 08:31 - A | A

18 de Outubro de 2024, 08h:31 - A | A

Política / impactos negativos

Deputados apresentam projeto para revogar lei da Pesca em Mato Grosso

Projeto aponta distorções e impactos negativos gerados no setor pesqueiro e nas atividades correlacionadas no estado, causadas pela lei do transporte zero



Reportagem
Mato Grosso do Norte

O projeto que pede a revogação da lei que proíbe a pesca comercial por cinco anos no estado foi protocolado durante uma sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), realizada na quarta-feira, 16. A bancada bolsonarista de Mato Grosso é autora da matéria para revogar a Lei da Pesca em vigor desde janeiro deste ano.

A autoria é dos deputados estaduais Faissal Calil (PV), Gilberto Cattani (PL) e Sebastião Rezende (União). O projeto aponta distorções e impactos negativos gerados no setor pesqueiro e nas atividades correlacionadas no estado. Conforme o documento, o objetivo central é criar um ambiente de regulamentação mais equilibrado, sustentável e participativo, que respeite tanto as necessidades econômicas quanto as ambientais.

Os autores do projeto estimam que "milhões de trabalhadores e famílias estejam enfrentando dificuldades econômicas, gerando impactos socioeconômicos graves no estado". O documento destaca também que faltou participação ampla de todos os setores envolvidos na formulação da lei.

Em vigor desde 1º de janeiro deste ano, a lei pretende dobrar o turismo de pesca esportiva com previsão de atrair turistas e gerar empregos.

Polêmico e com ação em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF), a regra proíbe a captura de 12 espécies de peixes para fins comerciais nos rios do estado.

Na proposta, o transporte, armazenamento e comercialização do pescado ficará proibida por um período de cinco anos, o que gerou indignação do segmento pesqueiro.

No entanto, o governo estadual informou que a medida é necessária por causa da redução dos estoques pesqueiros, o que coloca em risco várias espécies nativas no estado.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]