Ilson Machado
Mato Grosso do Norte
Na segunda-feira, 20, o município de Apiacás foi sede de um encontro regional no qual estiveram presentes vereadores e os prefeitos Edemilson Marino, de Monte Verde, Osmar Moreira, de Paranaíta, João Rogério de Souza, de Nova Bandeirantes, Júlio César dos Santos, de Apiacás, Fernando de Oliveira Ribeiro, de Carlinda e Valdemar Gamba, de Alta Floresta.
A reunião teve como finalidade eleger a mesa diretora do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Teles Pires (CIDVAT), denominada grupo “G-6’’, para dar sequência nas ações e projetos dos municípios, criando uma parceria entre o Consórcio e Estado para o desenvolvimento da região.
O prefeito de Nova Monte Verde e presidente reeleito do Consórcio, Edemilson Marino, em entrevista ao Jornal Mato Grosso do Norte, lembra que, quando assumiu o mandato em 2021, faziam 10 anos que o CIDVAT estava desativado.
Segundo ele, uma de suas primeiras ações foi buscar a reativação do Consórcio, objetivando atender um programa do Governo do Estado que destina máquinas e equipamentos para Consórcios intermunicipais.
“O nosso intuito em 2021 foi entrar nesse programa de distribuição de máquinas e somente com o CIDVAT em funcionamento seria possível a gente fazer a aquisição de maquinários junto ao Governo do Estado.
E assim nós fizemos. Com isso foi possível conseguirmos 05 equipamentos, destinados para a efetivação de trabalho nos municípios”, disse o prefeito.
Em 2022, segundo ele, foi enviado um ofício ao governo estadual apontando todas as demandas de cada gestor nos 6 municípios. “Nossas solicitações foram recuperação de estradas e a construção de pontes de concreto, pavimentação asfáltica em rodovias, a ponte do Rio Juruena e Hospital Regional. Graças a Deus e ao Governo do Estado, todas as nossas necessidades foram atendidas. Eram obras que também já estavam no radar do Estado, em seus planejamentos de desenvolvimento para o Norte de Mato Grosso”. Observa.
O prefeito ressalta que em 2024 foi ‘tirado o pé do acelerador do Consórcio’, e as atenções se voltaram para a reeleição dos prefeitos. Mas passado o processo político, já neste ano está sendo dado o mesmo foco as atuações do Consórcio.
“Nessa primeira reunião fizemos uma prestação de contas dos trabalhos e já realizamos a eleição para o próximo mandato de 02 anos. E fui conduzido novamente, reeleito por unanimidade para a presidência. e já pretendemos na próxima reunião que acontecerá sexta-feira (31/01). Iremos elaborar e encaminhar ao Governador, um documento destacando as prioridades para os próximos 04 anos”, assegura Edemilson.
As principais pautas são energia elétrica, a destinação correta dos resíduos sólidos com a construção de aterros sanitários e outras prioridades no setor de infraestrutura.
Acesse o nosso grupo do Whatsapp - https://chat.whatsapp.com/LSlrf7Prs9527rwKhvH9tr