Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2025

Política Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2025, 15:29 - A | A

26 de Fevereiro de 2025, 15h:29 - A | A

Política / Alta Floresta

Vereador diz que agentes de trânsito “estão metendo a caneta” na população

Vereador Dida Pires afirma que agentes de Trânsito em Alta Floresta, estão multando até de forma indevida, carros estacionados em ruas que não tem sinalização



José Vieira
Mato Grosso do Norte

O vereador Dida Pires (Cidadania) durante a sessão desta terça-feira, 25, questionou a atuação dos agentes de trânsito em Alta Floresta. Segundo o parlamentar, estão efetuando multas sem observância em critérios legais, como em carros parados em locais que não tem sequer placas de sinalização, indicando que ali é proibido estacionar.

Segundo o vereador, em Alta Floresta não se tem o hábito de usar cinto de segurança. E está havendo uma grande quantidade de multas em motoristas que não estariam usando cinto.

No entanto, para ele, há necessidade de conscientizar a população antes de multar.

“Tudo bem que é lei. Mas deve-se primeiro definir se realmente é para todos usarem, conscientizar e alertar a comunidade. Avisar que todos vão ter que usar o cinto. Mas o que está acontecendo é que estão pegando de surpresa a população e metendo a caneta”, aponta o vereador.

Segundo o parlamentar, os agentes de trânsitos estão multando os carros na Avenida Amazonas, nas proximidades do supermercado Kinfuku, num local que sequer tem placas informando que na área é proibido estacionar. “Isto está errado! As pessoas estacionam seus carros ali e eles estão metendo a caneta. Como vai multar se não tem placa de sinalização que é proibido estacionar?”, protesta.

De acordo com Dida, quando o trânsito era gerenciado pela Polícia Militar, constantemente se tinha reuniões com os vereadores e a sociedade. E primeiro, antes de multar, fazia-se uma conscientização, para depois, quem não se adequasse, seria multado.

Dida Pires avalia que há necessidade de ser criado em Alta Floresta uma Secretaria de Trânsito, ou de Mobilidade Urbana, para haver soluções efetivas para o trânsito na cidade. Ao contrário do que está acontecendo atualmente.

Ele cobrou que o executivo municipal faça um estudo sobre o trânsito na cidade e envie para a Câmara um projeto para criação de uma secretaria Municipal, específica para cuidar do trânsito.

Conforme ele, há recursos nos governos Federal e Estadual e com o Secretário preparado, seria possível acessar estes recursos para se investir na melhora do trânsito.

“Precisamos de um secretário arrojado, que vá em busca de recursos para termos projetos para melhorar o trânsito. Hoje é um Departamento ligada a Infraestrutura. Alta Floresta é um município polo e há esta necessidade desta secretaria. Tem muitas coisas a serem feitas, até ruas sem sinalização. E somente através de uma secretaria seria possível fazer estes investimentos”, disse o vereador.

Já o presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Ailton (Republicanos) disse que nesta semana, uma pessoa ligou para ele e lhe disse que foi multado duas vezes no mesmo dia. Uma de manhã e outra à tarde. “Eles multam um e outros não. Ninguém sabe quem vai ser multado. “É uma lei, e lei tem que ser cumprida. Mas antes tem que fazer uma campanha de conscientização”, disse.

Ele disse que conversou com o diretor de trânsito, Eder Luciano, que lhe disse que irá fazer uma campanha de conscientização sobre a necessidade do uso de cinto de segurança.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]