LINDOMAR LEAL /Assessoria de Imprensa
O vereador Naldo da Pista (Republicanos) reafirmou as cobranças por melhorias na rede de energia rural pessoalmente ao gerente de relações institucionais da Energisa, Luiz Carlos Moreira, e com o responsável local, Romério Braz. A reunião aconteceu no gabinete da presidência na Câmara de Vereadores, na tarde de terça-feira (29), e contou com a presença do presidente Tuti (Cidadania), da vereadora Leonice Klaus e do presidente da CDL, Alex Cavalheiro.
Naldo ressaltou que o representante da Energisa explicou que a concessionária está propondo parcerias com os produtores rurais para a realização de uma espécie de mutirão, onde a Energisa ficaria responsável pela manutenção da rede de energia e os produtores se comprometeriam em fazer a limpeza, removendo toda a vegetação que esteja afetando a rede e interferindo na chegada da energia até as residências rurais.
“Nesta parceria, os fazendeiros poderão realizar a limpeza e, em contrapartida, a equipe da concessionária desligará a chave e fará o levantamento dos serviços necessários. Durante essa limpeza, eles já identificam se há postes ou redes que precisam ser trocados, aproveitando a oportunidade para realizar as manutenções necessárias”, frisou o vereador.
Para Naldo, essa abordagem pode resolver problemas que têm afetado muito os produtores da região. “Mencionei para ele a situação da linha do Vale do Apiacás e a linha do assentamento de Jacamin, onde ele se comprometeu a resolver esses problemas em conjunto com o Romério Braz, que é o responsável aqui do escritório de Alta Floresta. Ele disse que em breve vai buscar resolver essa situação para acabar com o sofrimento dos produtores rurais”, ressaltou.
O vereador comentou ainda que as constantes faltas de energia têm causado prejuízos significativos, especialmente na região da Pista do Cabeça.
“Ultimamente, quando fecha o tempo aqui em Alta Floresta, a situação se agrava, pois já temos relatos de quedas de energia, especialmente nas linhas do Assentamento Jacamin, da Fazenda Estrela e do Vale do Apiacás. Essas três linhas têm sofrido muito com a falta de energia, além da situação que também afeta a Pista do Cabeça em geral”, comentou.
Naldo cobrou do representante da Energisa a solução urgente para o problema com a rede principal que leva energia para a região da Pista do Cabeça. O vereador apontou como principal problema a vegetação alta em um trecho da rede de energia próximo à região conhecida como Vale do Apiacás. O mato alto seria o vilão das constantes quedas de energia por desarmar a chave fusível de destruição instalada na entrada da Pista do Cabeça. “Pedi para que colocassem uma nova chave após a entrada do Vale do Apiacás”, disse o vereador, explicando que atualmente a falta de energia tem afetado moradores a uma distância de 50 quilômetros da MT 325, sentido divisa com o município de Tabaporã.
“O Romério Braz confirmou que essa chave já está a caminho, vinda de Sinop, e que, em breve, a equipe estará lá para instalá-la, melhorando assim a situação para os moradores da região”, concluiu.