Terça-feira, 08 de Abril de 2025

Agronegócio Segunda-feira, 07 de Abril de 2025, 09:51 - A | A

07 de Abril de 2025, 09h:51 - A | A

Agronegócio / Agricultura familiar

Agricultura familiar recebe apoio da Administração Municipal para produção de silagem

Segundo levantamento da Secretaria, a produção de silagem varia entre 50 e 100 toneladas por hectare



Fabio Bonadeu/Diretoria de Comunicação
 

Com o fim do período chuvoso e o início da estiagem, um dos setores que mais sente os impactos climáticos é a pecuária. Pensando nisso, a Administração Municipal de Alta Floresta, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, tem apoiado os produtores rurais na produção de silagem.

De acordo com o secretário de Agricultura e Pecuária, Marcelo Fernando Pereira Souza, mais de 20 produtores já foram atendidos, com a produção de silagem de milho, sorgo e capiaçu. “Esse trabalho contribui diretamente para a alimentação do gado, considerando que o período de estiagem impõe grandes desafios às pequenas propriedades”, destacou o secretário.

Segundo levantamento da Secretaria, a produção de silagem varia entre 50 e 100 toneladas por hectare, dependendo da cultura plantada.

Conforme a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) – Gado de Corte, entre as vantagens da silagem estão: produção de 30% a 50% mais nutrientes em comparação à produção de grãos; manutenção do valor nutritivo quando ensilada adequadamente; liberação antecipada da área para cultivo da safrinha ou formação de pastagem; menor necessidade de espaço para armazenamento por unidade de matéria seca em relação à fenação; alta aceitabilidade pelos animais; processo totalmente mecanizado; menor custo com máquinas em relação à fenação; e menor dependência das condições climáticas.

No Estado de Mato Grosso, especialmente no município de Alta Floresta, o período de estiagem compreende o intervalo entre meados de maio e meados de setembro. No entanto, é comum, por volta de agosto, a ocorrência de uma chuva esporádica, popularmente conhecida como “chuva do caju”.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]