Fabio Bonadeu/ Diretoria de Comunicação
A Secretaria Municipal de Saúde de Alta Floresta, por meio do Departamento de Atenção Básica, em parceria com as enfermeiras das Unidades de Saúde da região da grande Cidade Alta, iniciou o processo de remapeamento das áreas de atuação dos Programas de Saúde da Família (PSFs).
A ação tem como principal objetivo redistribuir os novos loteamentos, identificar áreas atualmente não cobertas e reorganizar as microáreas atendidas pelas equipes de saúde. Com o crescimento urbano contínuo do município, o remapeamento se torna essencial para embasar estudos e projetos voltados à criação e ao credenciamento de novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), visando melhorar o acesso e a qualidade dos atendimentos prestados à população.
Segundo a Secretaria de Saúde, o trabalho reflete o compromisso da gestão em aprimorar os serviços oferecidos pela rede municipal. Após a conclusão do remapeamento, o estudo será encaminhado ao Conselho Municipal de Saúde (CMS) e, posteriormente, à Comissão Intergestora Regional — órgão responsável pela coordenação das políticas públicas de saúde em nível regional. Na sequência, serão iniciadas as tratativas para o credenciamento das novas unidades de saúde junto ao Ministério da Saúde.
“Alta Floresta está em constante crescimento, e com isso surgem novas demandas. É fundamental realizar ajustes na estrutura pública, especialmente na área da saúde. Nossa equipe técnica está atenta a essas necessidades e, sempre que necessário, realizamos intervenções como este mapeamento das áreas da atenção básica”, destacou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Alécio Costa.
Ele reforça ainda que, apesar dos avanços, a administração municipal está ciente de que as melhorias devem ser contínuas. “Queremos que a população saiba que estamos atentos às demandas. Nossa equipe está empenhada em buscar soluções e garantir um atendimento de excelência. Como gestor público e servidor da população, nosso compromisso é trabalhar diariamente para oferecer o melhor na atenção básica e estamos trabalhando para isso”, concluiu.