Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024

Caderno B Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024, 09:21 - A | A

13 de Setembro de 2024, 09h:21 - A | A

Caderno B / CINCO PERGUNTAS

Mesa posta

Em clima solar e com a gastronomia como pano de fundo, João Emanuel Carneiro quer reconquistar o público das nove com “Mania de Você”



por Márcio Maio TV Press                

Foram quase seis anos longe da faixa das 21h da Globo, mas João Emanuel Carneiro está de volta. Com sucessos como “A Favorita” e “Avenida Brasil” no currículo, o autor carioca agora aposta em “Mania de Você” para prender a atenção dos telespectadores. O principal trunfo nesse desafio parece estar na prometida agilidade com que a história se desenvolve. “O jogo vira o tempo todo. Quando Viola (Gabz) conhece Luma (Agatha Moreira), esta é uma burguesa, aspirante a chef de cozinha, que ensina a Viola os princípios da gastronomia. E Viola é uma espécie de assistente de Luma. Elas vão se afastar e, dez anos depois, quem será a chef de cozinha famosa será Viola”, adianta João Emanuel, entregando que Luma, depois de perder tudo que tem, vai pedir uma chance a Viola. “Vai ser simetricamente o oposto ao passado, dez anos antes”, garante o autor.                

Acostumado a criar tipos que caem no gosto do público e rendem muitos memes na internet, o autor acredita que “Mania de Você” tem um frescor que também pode ajudar a cativar os telespectadores. “A região de Angra dos Reis é pouco explorada como território principal de histórias de novelas recentes. Além das paisagens exuberantes, tem todo o universo do resort. A trama tem mistério, mas se passa num contexto mais solar, com uma aura de verão e elegância”, defende ele, que repete a parceria com Carlos Araujo, que também dirigiu “Todas as Flores”, folhetim criado especialmente para o Globoplay e exibido, posteriormente, na Globo. “Esse foi um ‘casamento’ muito tranquilo na minha vida, porque o Carlinhos é um cara que faz a experiência do set ser uma coisa feliz e organizada. É um parceiro de trabalho incrível, com quem eu posso contar sempre que precisar”, derrete-se.

P – Como você define “Mania de Você”? R – Resumidamente, é uma trama sobre duas mulheres que ora são amigas, ora se tornam inimigas. Viola (Gabz) e Luma (Agatha Moreira) nascem no mesmo dia e, em determinado momento da vida, têm seus destinos cruzados. Isso faz com que a história delas e de seus namorados, Mavi (Chay Suede) e Rudá (Nicolas Prattes), tenha grande impacto. Tudo começa com uma amizade, mas ganha outros rumos. Encontros da vida que se tornam mania, obsessão, vão levando esse quarteto e os personagens que estão em torno deles a situações inesperadas. É uma história sobre temas universais, como amor e poder.

P – O que esperar dos vilões em “Mania de Você”? R – Teremos alguns marcantes nesta história. Uns que o público já vai reconhecer logo no início e outros que vão se revelar ao longo dos capítulos. De cara, temos um da pior qualidade, o Molina, pai da Luma, interpretado pelo Rodrigo Lombardi. Sua secretária e amante, a Mércia, mãe do Mavi, vivida pela Adriana Esteves, aparentemente submissa, guarda muitos segredos e vai dando sinais de caráter duvidoso aos poucos. E temos o Mavi. De certa maneira, ele faz coisas atrozes, mas diz ser tudo por amor. É o primeiro que eu faço assim, estou achando interessante criar esse vilão apaixonado. Em certa medida, outros núcleos contam com personagens com maior ou menor grau de vilania. A Ísis, da Mariana Ximenes, é um exemplo de uma vilã mais cômica.

P – Como você marcará a fronteira entre o bem e o mal em “Mania de Você”? R – Como muitas novelas minhas, essa é sobre quem está falando a verdade. Temos um jogo de manipulação da realidade nas tramas dos personagens Molina (Rodrigo Lombardi) e Mavi (Chay Suede). Na primeira e na segunda fase da novela, respectivamente, eles controlam a empresa de cibersegurança e jogam com as informações que dispõem, de acordo com seus interesses. Até que ponto podemos acreditar nas coisas que vemos e ouvimos? As peças da trama vão se movendo mesmo e você vai descobrindo outros ângulos. É nessa zona cinza que operam os personagens de “Mania de Você”.

P – Algumas tramas também se desenrolam em Portugal. O que levou à escolha desse país? R – Acho impressionante o movimento de brasileiros indo morar em Portugal. Milhares foram nos últimos anos. Nesse quesito, a história da novela aborda a promessa de um futuro. Tratamos muito sobre sonhos, projetos de vida dos personagens. O Rudá (Nicolas Prattes) acaba indo para lá por uma armação do Mavi (Chay Suede) para tirá-lo do Brasil, assim que se torna um dos suspeitos da morte do Molina (Rodrigo Lombardi). Passa dez anos lá, arruma uma namorada e, de certa forma, refaz sua vida, até receber novamente notícias da Viola e não resistir a voltar para perto dela. Outros personagens, como Michele (Alanis Guillen) e o marido Cristiano (Bruno Montaleone), tentam uma vida melhor no exterior, mas passam por maus bocados.

P – Por que a gastronomia como pano de fundo? R – Eu sou uma pessoa muito ligada em comida, vou muito a restaurantes. É uma coisa que me fascina. E acho que é uma experiência muito visual também. É visual para uma novela abordar esse universo. Foi pouco abordado, inclusive. A gastronomia fala muito da alma das pessoas. Quando você come a comida de alguém, está entendendo aquela pessoa. Lembrei aqui de um livro do Brillat Savarin (Jean Anthelme Brillat-Savarin, advogado, político e cozinheiro francês), um grande especialista em gastronomia no mundo, “A Fisiologia do Gosto”, em que ele fala que a comida é a alma das pessoas. Trouxe algumas referências de lugares e estilos que gosto para a trama, como essa coisa da Viola de misturar peixe com carne.  

Mania de Você” – Globo – Segunda a sábado, na faixa das 21h.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]