por Márcio Maio Tv Press
Fala-se bastante da diversidade na televisão atualmente. Para Chao Chen, porém, “Volta por Cima” avança ainda mais passos nessa área. Especialmente quando se trata da população amarela, ou seja, de origem oriental. Descendente de chineses, Chao não esconde a satisfação que teve ao perceber o amplo espaço dado pela autora Claudia Souto a esse grupo na atual novela das 19h da Globo, que tem reprises alternativas nas madrugadas. “Nunca antes na história desse país vimos tantos asiáticos colocados no elenco de uma novela, com toda essa diversidade de nações. Representamos coreanos, chineses e japoneses em ‘Volta por Cima’. E Claudia traz isso com muito cuidado. Estou muito feliz por ver isso acontecer e de uma forma tão cuidadosa”, destaca.
Na trama, Chao dá vida ao dedicado Alberto, o homem de confiança de Edson, personagem de Ailton Graça e dono da Viação Formosa. Além das questões ligadas ao trabalho na empresa de ônibus ligada a diversos núcleos da história, Alberto ainda tem conquistado espaço a partir de sua aproximação com a motorista de ônibus Cida, vivida por Juliana Alves. “Além de braço direito do Edson, Alberto é um cara que cuida do pai e tem um gato de estimação”, detalha o ator, que reforça a importância de representação e autenticidade no audiovisual. “Estão tratando os personagens asiáticos como brasileiros, de uma maneira normal. Como eu ou como qualquer colega de trabalho, sem um sotaque. É muito bom fazer isso”, defende.
A relação do personagem com Cida pode provocar algumas reviravoltas no núcleo da Viação Formosa de “Volta por Cima”. É que a motorista já estava iniciando um relacionamento com o colega Sidney, papel de Adanilo, que se encerrou. E, agora, precisa lidar com a resistência do ex-namorado e também do próprio filho, Lucas (Caique Ivo), ao possível novo envolvimento. “‘Volta por Cima’ é uma trama necessária, com negros protagonizando, amarelos participando e uma história bem popular. Todo mundo pode se identificar. Tem uma brasilidade enorme nessa novela”, reflete.
A construção de Alberto marca mais um degrau importante na trajetória de Chao Chen. Antes de “Volta por Cima”, ele viveu o cientista Ulisses no remake de “Elas por Elas”, também na Globo, exibida na faixa das 18h e que se encerrou em 2023. “Fiquei feliz por emendar uma novela atrás da outra. Nunca tinha feito isso antes e foi muito bom”, admite. Apesar do ritmo intenso, ele celebra a oportunidade de trabalhar com colegas que admira. “Eu sou fã do Ailton Graça e é uma grande honra trabalhar com um ídolo. Ele é fera demais. Além disso, o elenco todo de ‘Volta por Cima’ é muito unido”, acrescenta.
“Volta por Cima” – Globo – Segunda a sábado, na faixa das 19h. Reprise alternativa nas madrugadas.