Reportagem
A eleição no IFMT- Instituto Federal de Mato Grosso - que estava marcada para acontecer na quarta-feira, 23, para a escolha de diretores Gerais dos 19 Campi avançados de Mato Grosso e para reitor, foi cancelada.
A data da eleição é nesta sexta-feira, 25.
A alteração de data e a retificação do cronograma, de acordo com informações da instituição, ocorreu em função da instabilidade no sistema Helios voting, que não funcional e prejudicou a votação.
Segundo a Comissão Eleitoral Central, a votação teve início às 8h, mas começou apresentar problemas. O parecer técnico da DSTI aponta que a instabilidade foi devido a um grande número de tentativas de acesso simultâneas, o que causou uma sobrecarga no servidor, exigindo um aumento nos recursos de hardware (memória e processador) do servidor de aplicação para atender à demanda de requisições.
Conforme o parecer, uma vez iniciado o processo de votação, o sistema eleitoral não permite ações corretivas ou de reconfiguração, o que impediu qualquer intervenção técnica para corrigir o comportamento inconsistente observado.
Os escolhidos vão atuar no quadriênio 2025/2029. Para a vaga de reitor, o professor Júlio Cesar Santos, disputa com chapa única para mais quatro anos de gestão. Para os cargos de diretores há 34 candidatos.
O candidato eleito ao cargo de reitor será nomeado pelo presidente da República, Lula (PT). Os novos diretores-gerais serão nomeados pelo reitor. O processo será conduzido pela Comissão Eleitoral, formada por docentes, técnicos a alunos.
De acordo com Gislaine Campos dos Santos, candidata a Diretora Geral do IFMT/Alta Floresta, com a instabilidade, a urna não abriu. Os alunos tentavam votar, formou-se uma fila de espera dentro da tecnologia e o voto não era depositado o voto na urna por que ela não estava aberta.
“Foi erro técnico mesmo. Estamos lidando com máquinas. Não foi uma pessoa, não teve ataques cibernéticos. E nesta sexta-feira será o dia da votação. Esta foi a informação repassadas pelos diretores de todos os campi”, disse Gislaine.
Ainda na quarta-feira, a direção do IFMT divulgou um edital retificador para todas as comissões de todos os campi do Estado.
“Comissão Eleitoral Central informa, por meio do Edital Retificador 03/2024, a nova data de votação, marcada para o dia 25 de outubro (sexta-feira), e as datas da apuração e divulgação dos resultados nos dias seguintes. A alteração no cronograma eleitoral deve-se à anulação da votação que estava prevista para (23/10)”.