Quinta-feira, 02 de Janeiro de 2025

Opinião Sexta-feira, 08 de Dezembro de 2023, 09:13 - A | A

08 de Dezembro de 2023, 09h:13 - A | A

Opinião /

Sim, a Educação...

A Educação salva vidas e tem o condão de resgatar as pessoas para a dignidade!



José Vieira do Nascimento

O crime selvagem que aconteceu na cidade Sorriso, um assassino misantropo e terrivelmente cruel que matou e violentou uma mãe e suas três filhas, consternou a sociedade diante de imensurável maldade.
De imediato começaram a surgir as manifestações das redes sociais, de políticos e pessoas de posição de destaque, emitindo e sugerindo penalidades para este tipo de crime. Alguns defendem a pena de morte, outros prisão perpétua, castração química e, assim sucessivamente.
O país, de fato, precisa ter uma legislação rígida, capaz de resguardar a população da exposição ao convívio com um elemento iníquo a este nível, um psicopata.
No entanto, além do imediatismo, seria conveniente a sociedade organizada refletir sobre as causas de tantas mazelas, que estão acometendo a espécie humana e transformando o ambiente de convívio social, em uma espécie de manicômio a céu aberto. Será que foi sempre assim e não éramos capazes de perceber, ou estamos descambando para a insanidade coletiva? Ou ainda: será o preço que pagamos para as transformações da era da TI?

Países asiáticos e europeus estão provando para o mundo que nada é mais eficiente para o crescimento econômico e a civilização social, do que a Educação


Mesmo em momentos trágicos assim, há os que partem para o lado ideológico. Mas no fundo, todos nós sabemos que a única fórmula capaz e eficaz de diminuir os índices de criminalidade, é o investimento nas pessoas. Gente com boa formação, é mais pacífica, promove o progresso e faz a economia crescer. A Educação salva vidas e tem o condão de resgatar as pessoas para a dignidade!

Não vejo pena de morte como solução. Concordo que deveriam haver no Código Penal, alternativas para tipificar crimes hediondos, de violência sexual e extirpar a possibilidade de o criminoso rescindir. Em vários casos, o bandido é preso, condenado à longa pena, mas foge da prisão e volta a praticar crimes.
Sim! também defendo que um elemento deste, como o que praticou a barbárie de Sorriso, deve ser submetido ao método nordestino, aplicado a porco ‘fudedor’: passar o canivete e tirar os bagos do desinfeliz!
Porém, transformação de fato não irá ocorrer apenas com legislação rigorosa. Os países asiáticos e europeus estão provando para o mundo que nada é mais eficiente para o crescimento econômico e a civilização social, do que a Educação.
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), divulgado esta semana, é uma prova inconteste desta argumentação. Enquanto a qualidade da Educação no Brasil definha, Singapura, Coreia do Sul, Japão, Estônia, dentre outros, investiram muito em Educação. E o resultado é o desenvolvimento econômico e social, alto IDH [Indice de Desenvolvimento Humano] e cidades com excelente qualidade de vida.
Já a média do Brasil no Pisa 2022 foi de 379 em Matemática e 410 em leitura, ambas abaixo da média da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), responsável pela realização da pesquisa.
Assim sendo, fica a dica: observe tanto os idiotas como os aproveitadores, poucos prepositivos, haters digitais, para os quais muitas vezes você bate palmas, mas que não apresentam nada de concreto para promover as melhorias nos setores que formam as estruturas sociais.

 

José Vieira do Nascimento é Jornalista, pós graduado em Comunicação,

editor de Mato Grosso do Norte. Email: [email protected]

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]