Sexta-feira, 04 de Abril de 2025

Política Sexta-feira, 04 de Abril de 2025, 14:08 - A | A

04 de Abril de 2025, 14h:08 - A | A

Política / Alta Floresta

Juíza e promotora se surpreenderam seguindo perfil do prefeito de Alta Floresta no Instagram

Ouvidas extraoficialmente pelo promotor, ambas disseram que se sentiram indignadas ao perceber que seguiam a página do prefeito na campanha eleitoral



José Vieira
Mato Grosso do Norte

As autoridades de Alta Floresta que passaram a seguir a página de campanha no Instagram, do então candidato a prefeito, Chico Gamba, sem tê-lo feito por vontade própria, foram a Juíza de direito Milena Ramos de Lima, da 4ª Vara do município de Alta Floresta, a Promotora de Justiça, Lais Liane Rezende e a delegada Regional da Polícia Civil, Ana Paula Reveles.

Elas foram ouvidas extrajudicialmente na ação que culminou na cassação dos mandatos do prefeito de Alta Floresta, Chico Gamba (União) e do vice-prefeito, Robson Quintino (MDB), conduzida pelo promotor eleitoral, Paulo José do Amaral Jarosiski.

A ação investigou a ocorrência de Fraude e Abuso dos Meios de Comunicação durante a campanha eleitoral de 2024. Segundo os autos, uma página reserva de um perfil do Alta Floresta Mil Grau no Instagram, com cerca de 30 mil seguidores, passou a ser o perfil do prefeito na campanha.

Ao serem questionadas pelo promotor “Como tomaram conhecimento que seus respectivos perfis no Instagram estavam, seguiam o perfil do candidato à reeleição, Valdemar Gamba?”, todas responderam que foram surpreendidas ao notarem que seguiam a página.

A promotora de Justiça, Lais Liane, respondendo ao promotor, disse que conversava com a doutora Milena, Juíza em Alta Floresta, que lhe disse que o filho dela havia lhe perguntado se era possível ele seguir um perfil no Instagram, sem ter solicitado. E que a juíza respondeu para ele que não era dessa forma.

“Então ele disse estava seguindo o prefeito, mas nunca pediu para segui-lo. A juíza achou muito estranho e foi conferir se também estava. E ela também estava, mesmo sem ter solicitado, seguindo o perfil do prefeito, que contava com quase 30 mil seguidores”.

Diante disto, a promotora recordou que dias antes estava na rede social e apareceu: “Chico Gamba está ao vivo” em um vídeo. Apesar de achar estranho, ela disse que não se atentou para o fato. “Será que é patrocinado que está vindo esse vídeo? Mas acabei não me atentando. Só fui perceber que era porque eu estava seguindo o perfil no domingo, quando a doutora Milena mencionou esse fato”, disse Lais.

O promotor Paulo José perguntou se ela recordava se algum momento pediu para seguir o perfil. E a promotora respondeu que não.

Disse que deixou imediatamente de seguir o perfil assim que se deu conta do que estava acontecendo. E enfatizou que seu sentimento era de indignação.

“Eu fiquei indignada, porque eu faço questão de não seguir a página pessoal dos Prefeitos, até porque a gente tem um relacionamento institucional e acho que não seria apropriado”.

Juíza de direito, Milena Ramos de Lima, da 4ª Vara do município de Alta Floresta, em resposta ao promotor, disse que há cerca de duas semanas antes da eleição, percebeu que estava seguindo a página do prefeito. “Não foi feita nenhuma solicitação da minha parte para seguir o referido perfil pertencente ao Prefeito”, disse.

A magistrada informou que no Instagram seguia a página principal, conhecida como Alta Floresta Mil Grau, mas não o perfil do prefeito Chico Gamba. E que deixou de seguir o perfil de campanha do prefeito ao ter conhecimento dos fatos. No entanto, constatou que o mesmo tinha quase 30 mil seguidores.

O sentimento após a descoberta do fato, conforme a magistrada, foi de desconforto. “Apesar de não ser Juíza Eleitoral, em pleno pleito, por ser uma autoridade atuante na Comarca, há 20 anos é um tanto desconfortável e até me sinto constrangida. Por ser uma autoridade poderia, talvez, influenciar na convicção de outros eleitores por estar nas vésperas da eleição, uma autoridade local seguindo aquele candidato específico” observa.

A delegada Regional da Polícia Civil, Ana Paula Reveles, também disse que se surpreendeu seguindo o perfil eleitoral do prefeito. Ela conta que estava trabalhando em Carlinda, junto com a Juíza Milena e a promotora Lais. A juíza comentou que estava seguindo a página sem ter solicitado. Então, ela e a promotora foram verificar, e constataram que também estavam seguindo.

“Nesse momento nós também fomos verificar os nossos Instagram, eu e a doutora Lais, e verifiquei que eu também estava seguindo esse perfil, mas não sei em que circunstâncias isso aconteceu. Para mim foi uma surpresa”, disse.

A denúncia do Ministério Público eleitoral, contra o prefeito e demais citados na ação, conduzida pelo promotor eleitoral, Paulo José Amaral Jarosiski, foi apresentada no dia 5 de novembro de 2024.

A sentença que cassou os mandatos do prefeito Chico Gamba e do vice-prefeito Robson Quintino, assinada pela juíza eleitoral de Alta Floresta, Janaína Rebucci Dezanetti, foi anunciada no dia 28/3.

Comente esta notícia

ABRAHAO LINCON 04/04/2025

É desse jeito as vezes alguém não intensão de ajudar acaba por prejudicar um pleito e muito, quero ver como vai acabar isso, lamentamos porque é um município inteiro que foi de um certa forma prejudicado, que realmente esses fatos seja rigorosamente apurados se tirar e nem por, que a balança vida justiça seja justa.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]