Quinta-feira, 02 de Janeiro de 2025

Caderno B Sexta-feira, 14 de Outubro de 2022, 14:16 - A | A

14 de Outubro de 2022, 14h:16 - A | A

Caderno B / VITRINE

Virada de chave

Giovanna Figueiredo aproveita transformações da Prefeita Jessilaine em “Mar do Sertão” para ganhar espaço em sua estreia nas novelas



POR MÁRCIO MAIO
TV PRESS

Assim que foi escolhida para interpretar a vaidosa Jessilaine de “Mar do Sertão”, Giovanna Figueiredo sabia que sua estreia nas novelas seria um tanto inusitada. É que o folhetim das 18h da Globo foi dividido em duas fases distintas. Na primeira, 10 anos mais jovem, Jessilaine estava bem diferente de como é vista hoje: tinha aparelhos nos dentes e óculos bem grossos, que escondiam a beleza da garota. Agora, porém, chama atenção pelo visual estonteante, tornando-se uma espécie de Barbie do Sertão. “Agora, as pessoas estão conseguindo me reconhecer”, diverte-se a atriz, que tem 24 anos e atuou na série “Desalma”, do Globoplay.

Na novela de Mario Teixeira, Jessilaine é filha do ex-prefeito Sabá Bodó, vivido por Welder Rodrigues. Herdeira política do pai, que foi preso, acaba seguindo o mesmo caminho que ele, chegando ao comando do poder executivo municipal em Canta Pedra, cidade fictícia onde se passa “Mar do Sertão”. Segundo a sinopse, a personagem começa como uma espécie de fantoche de Sabá. Mas, aos poucos, enxerga as reais necessidades da população e passa a querer trilhar um rumo diferente. “Jessilaine é uma mulher a caminho de descobrir sua força e independência. Os pais usam e abusam dela, mas isso está para terminar. Sabá vai descobrir que criou uma filha tão forte e petulante quanto ele. O reinado dos homens está com os dias contados”, promete Giovanna.

Para conquistar o papel, a atriz fez vários testes e self tapes – vídeos que o próprio ator grava e envia para a produção de elenco. “Foi um processo longo, que demorou alguns meses. Cheguei a tentar outros personagens também. A Jessilaine foi a última”, lembra. De cara, a diversidade foi um dos fatores que mais chamou a atenção dela em “Mar do Sertão”. “A novela traz pessoas diferentes, de lugares, cores e histórias diferentes. Os temas são comunicados com muita leveza, sem deixar de lado a seriedade deles”, analisa.

O figurino inusitado da reta inicial de “Mar do Sertão” também contribuiu para que sua jornada nos capítulos iniciais fosse mais tranquila. Tanto que Giovanna, ao se ver caracterizada pela primeira vez, admite que achou “bizarramente incrível”. “Foi muito rápido entender que a Jessi era outra pessoa. Me transformaram ao ponto de eu achar esquisito me olhar no espelho”, entrega. Essa foi a primeira personagem que promoveu mudanças tão fortes no visual da atriz. E isso pode ter provocado outras transformações nesse processo de construção. “As minhas amigas dizem que até minha voz estava diferente e que foi difícil me reconhecer”, diz.

Mesmo com o novo visual de Jessi, a caracterização ainda ajuda a distanciar bem a intérprete da personagem. “Eu sou mais das peças largas. Até gosto de rosa, mas não na mesma proporção que ela”, conta, às gargalhadas. Lidar com questões políticas na novela não chega a ser tão difícil. Principalmente porque esse é um assunto que já faz parte da rotina da jovem. “Vim de uma família que sempre se reunia para discutir questões políticas e sociais. Para mim, sempre foi muito aberto esse caminho da informação”, explica ela, que não tem vontade de se aventurar nesse campo no futuro. “Não me candidataria a nenhum cargo político porque não sei se me sentiria bem. Acredito que é preciso estudar muito certas coisas, ter habilidades diferentes das minhas. É uma responsabilidade enorme e que exige um preparo que, hoje, eu não tenho”, analisa.

“Mar do Sertão” – Globo – Segunda a sábado, na faixa das 18h.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]