José Vieira do Nascimento
Iniciamos 2024 com a relevância do 27º ano de circulação ininterrupta de Mato Grosso do Norte. O jornal circulou pela primeira vez em 17 de dezembro de 1996. São quase três décadas de registros de importantes e marcantes recortes históricos de Alta Floresta e dos principais municípios da região norte de Mato Grosso.
Nossa sede é em Alta Floresta, mas conquistamos prestígio e credibilidade além das fronteiras do município e nos posicionamos como o principal veículo impresso da região, em parceria e com o suporte de nosso portal online.
Ao longo dessa trajetória, estivemos na vanguarda, com protagonismo e ousadia, no exercício de um jornalismo, que jamais prescindiu das pautas de interesses da sociedade e do desenvolvimento regional.
Apesar de todos os obstáculos que superamos até aqui, de perseguições, boicotes, processos injustos e ataques, temos motivos para celebrar, porque, mais do que nunca, estamos firmes e altivos, no cumprimento de nossa função, de informar a sociedade sem atrelamentos aos que querem escamotear, suprimir e galvanizar a verdade.
Essa história de perseverança, decupada com notícias distribuídas em 3.119 edições, é marcada com registros de fatos e memórias das populações de diversos municípios
, na área de abrangência de nossa circulação. Nossa preocupação foi sempre em servir a sociedade, garantindo o acesso à informações verdadeiras e, sobretudo, contribuindo com o processo de crescimento regional.
Como um dia escreveu o jornalista Ricardo Noblat “Um jornal serve para emocionar, para dar prazer, informar por inúmeros suportes, entreter, indignar, comover e demonstrar que vive intensamente o seu tempo e sua região”. E é isto que Mato Grosso do Norte tem procurado fazer de acordo com sua realidade.
Esperamos que venham mais 27 anos, para publicarmos milhares de matérias, artigos, fotos, informações, sempre com foco em um jornalismo que tenha como meta, o compromisso com o povo e com a verdade dos fatos.
Na expectativa quê os santos que protegem os jornais e os jornalistas: Santo Agostinho, São Francisco de Sales e São Tomáz de Aquino, continuem a nos proteger e abrir sempre novas portas para nosso crescimento. Todavia, praticando a caridade e distribuindo benefícios.
Temos sido, nestes 27 anos, protegidos e abençoados. Passamos incólumes pelos que encetaram suas setas para nos atingir, para nos boicotar financeiramente e nos perseguir.
No ano de 2023, aquele prefeito que como a população já pôde constatar, não raro é acometido repentinamente de ataques esquizofrênicos, junto com seus asseclas, passaram a nos boicotar financeiramente, acreditando que com essa atitude mesquinha pudesse nos atingir.
No entanto, novas portas se abriram para este jornal, por parte de autoridades e agentes públicos, que sabem da importância de valorizar e respeitar os veículos de comunicação que tem prestígio e credibilidade nas informações que levam para a população.