Ilson Machado
Mato Grosso do Norte
No sábado, 5, a empresa Águas de Guarantã responsável pelo abastecimento de água tratada para a população, devido a problemas na rede de distribuição, teve que fazer uma manutenção emergencial no sistema de bombeamento de água, o que provocou baixa pressão e desabastecimento na cidade.
No entanto, para o vereador David Marques (MDB) apesar da empresa ter pedido a compreensão dos moradores pelo transtorno causado e orientado que a água dos reservatórios internos e caixas d’água deveria ser utilizada apenas para atividades essenciais, a empresa deveria tomar medidas para amenizar os impactos destes imprevistos. Conforme ele. Muitos moradores foram pegos de surpresa e desprevenidos pelo transtorno causados pela falta d’água.
Para evitar que a população passe novamente por situações idênticas, David Marques apresentou em sessão da Câmara Municipal, um projeto de Lei que obriga a Águas de Guarantã avisar a população via mensagem eletrônica, todas às vezes que ocorrer problemas no sistema de abastecimento.
“O projeto é para que a Águas de Guarantã envie em tempo real o aviso quando uma adutora der problema. Ela tem 24 horas para encaminhar à população uma notificação para que todos tenham tempo de se organizar, evitando a falta d’água nas suas residências. Se for um problema rápido, que ela faça também encaminhamento do aviso via WhatsApp e SMS, para que toda a população recebe imediatamente a informação e se previna”, aponta David.
Ele justifica que muitas vezes a pessoa não tem tempo de assistir televisão e acompanhar as informações através do jornal, ou seguir as informações que chegam em grupos de WhatsApp.
O Vereador acredita que desta forma, com canais de comunicação diretos com os consumidores de água tratada, a situação será ameniza e mais de 50% da falta de água, em decorrência do não aviso prévio sobre reparos na rede, deixará de existir e não faltará água nas torneiras das residências.