Assessoria
Câmara Municipal
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Alta Floresta na terça-feira , 1, o vereador Darlan Trindade Carvalho (PRD) fez um pronunciamento em defesa dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O vereador abordou a falta de cumprimento da Lei Municipal nº 2.443/2018, que assegura atendimento prioritário a autistas em todos os estabelecimentos do município, com ênfase nos postos de saúde e unidades de pronto atendimento (UPA).
Segundo o vereador, a denúncia partiu de uma mãe, que, através de mensagem, cobrou uma maior atenção para as crianças autistas, principalmente em unidades de saúde.
"Uma mãe me enviou uma mensagem cobrando que os autistas tenham prioridade no atendimento, principalmente nos postos de saúde. Muitas vezes, a criança chega ali e não recebe a devida prioridade e essa preferência não está sendo respeitada", relatou Darlan.
O vereador ressaltou que a Lei Municipal 2.443/2018 não é uma exclusividade do município, mas também existe a nível estadual, e tem como objetivo garantir que pessoas com TEA tenham atendimento prioritário em diversos serviços públicos e privados. "Devemos garantir que seja respeitada nos postos de saúde, como a UPA, onde esses atendimentos são necessários", afirma.